História

O grupo QualiSaúde é formado por profissionais de três países (Espanha, Brasil e México) interessados na melhoria da qualidade e segurança do paciente em serviços de saúde, desenvolvendo ações integradas de ensino, pesquisa e extensão. O interesse pela qualidade dos serviços de saúde é compartilhado por usuários, profissionais e gestores. A Qualidade tem sido incluída na agenda de saúde globa após constatação de que a consecução de resultados em saúde necessita mais que o simples acesso ou cobertura universal. Os sistemas de saúde em em geral têm investido mais que nunca na sua qualificação, criando políticas, legislações e programas voltados especificamente para a sua avaliação e aprimoramento. Entretanto, apesar de que a legislação sanitária em vários casos exige gerenciamento da qualidade e de riscos em serviços de saúde, existe uma incapacidade organizacional devida principalmente à falta de profissionais qualificados para desempenhar tais funções. A competência parar avaliar e melhorar a qualidade também é requisito indispensável para os gestores e reguladores do sistema, porém ainda destaca a incapacidade para trabalhar de forma sólida neste tema.

O Mestrado Profissional em Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde, nossa principal atividade de ensino, ofertado com a mesma metodologia e conteúdos nos três países participantes do QualiSaúde, tem por objetivo formar profissionais com capacidade para organizar, promover e executar atividades relacionadas com a gestão e pesquisa sobre qualidade em serviços de saúde. Sua abordagem propõe a análise dos fundamentos teóricos e dos instrumentos metodológicos que podem ser utilizados em atividades ou programas de Avaliação e Melhoria (Garantia ou Gestão) da Qualidade Assistencial. O Mestrado é realizado na modalidade de Educação a Distância (EaD), o que torna possível que profissionais dos serviços de saúde possam participar sem pedido de dispensa para aulas e utilizando o seu trabalho como laboratório para as práticas e pesquisas desenvolvidas no curso.

A primeira turma do mestrado foi ofertada em 1999 na Universidad de Murcia (Espanha), está disponível em espanhol e português, é reconhecido em todo Espaço Europeu de Educação Superior e, por sua abordagem internacional, já formou profissionais de mais de 16 países distintos. A metodologia de EaD contempla ensino a distância e momentos presenciais com auxílio da tecnologia. O público alvo é composto por profissionais de saúde ou de áreas afins, desde que comprovem estar trabalhando em um serviço de saúde. O conteúdo do Mestrado está composto por 45 unidades temáticas distribuídas em nove módulos/disciplinas e o trabalho final. A metodologia está baseada na aprendizagem através do contato com situações e problemas reais identificados pelo próprio aluno no seu ambiente de trabalho. Os conteúdos teóricos e as metodologias de pesquisa aplicada são transmitidos mediante supervisão personalizada de um orientador, que revisará os trabalhos práticos sequenciais que são propostos em todos os módulos. Essa metodologia está fundamentada em princípios pedagógicos gerais e de aprendizagem específica de adultos, como a ativação contínua de conhecimentos prévios em um contexto profissional real, estimulando a assimilação dos conhecimentos.