Cursos de Curta Duração


Metodologia de avaliação e melhora da qualidade de sáude

Tem como objetivo conhecer os fundamentos teóricos e práticos para avaliar e melhorar os problemas de qualida nos serviço de saude, mediante a um ciclo de avaliações e melhorias.

CARACTERÍSTICAS DEL CURSO

Objetivo: O objetivo deste curso é analisar os fundamentos teóricos e os instrumentos metodológicos utilizados para avaliar e melhorar os porblemas de qualidade dos serviços de saúde mediante a um clico de avaliação e melhorias. Sua compreensão e análise crítica capacita os participantes para identificar oportunidades de melhoria, analisá-las e intervirem para melhorá-las. É exigido realização de um ciclo completo de avaliação e melhoria.

Metodologia: Metodologia interativa baseada na resolução de problemas, com apresentações teóricas , trabalho de grupo e apresentação de experiências por oradores convidados.

Critérios de Seleção: Os profissionais de saúde em nível ativo.- responsabilidade de trabalho de possibilidades de agrupamento de work. de aplicações , dependendo da homogeneidade da priorização nível perfiles. - institucional.

Certificação Presença de pelo menos 90% das horas agendadas. A conclusão de um ciclo completo de avaliação e melhoria , para desenvolver e supervisionado pelo participante após a conclusão do curso.



Oficina: Gestão da qualidade em serviços clínicos

Iniciativa para melhorar a qualidade da assistência prestada nos serviços de saúde através de SMS , através da aplicação de ferramentas metodológicas específicas que permitam a implementação de programas de gestão da qualidade como parte de um serviço clínico .

Objetivos Específicos
  1. Para facilitar a compreensão e análise crítica do conceito e dimensões da qualidade do atendimento.

  2. Identificar fontes apropriadas de informação para analisar e avaliar a situação do serviço clínico , desagregada para cada uma das dimensões da qualidade.

  3. Compreender os conceitos de indicadores e monitoramento e actividades relacionadas com a gestão da qualidade.



Oficia: Métodos de monitoramento da qualidade, aplicação a serviços clínicos

Características do curso

Objetivo: Iniciativa para melhorar a qualidade da assistência prestada nos serviços de saúde através de SMS , através da aplicação de instrumentos metodológicos específicos para medir a qualidade que permitem a implementação de um plano de monitoramento como parte de um serviço clínico .

  1. Compreender os conceitos básicos para realizar atividades de monitoramento da qualidade da assistência no âmbito da Qualidade da Assistência à gestão do programa.

  2. Identificar, selecionar e priorizar indicadores clínicos para avaliar a qualidade dos serviços clínicos Murciano Serviço de Saúde (SMS).

  3. O estabelecimento de planos para medir indicadores em serviços de SMS clínicos.

  4. Propor e descrever um conjunto de indicadores para avaliar a qualidade do serviço clínico e projetar o plano de monitoramento correspondente.

Metodologia: Durante o curso de teoria com a análise de estudos de caso vai ser combinado . Nas sessões teóricas devem ser estabelecidas as bases metodológicas com apoio bibliográfico . A resolução de casos práticos será realizada em pequenos grupos de trabalho , com os participantes discutindo as dificuldades de metodologia aprendida. Depois de concluir o curso de um trabalho prático será feito com o conselho de um guardião Programa EMCA.

Critérios de Seleção: Os profissionais de saúde em nível activo.- responsabilidade de trabalho de possibilidades de agrupamento de work. de aplicações , dependendo da homogeneidade da priorização nível perfiles.- institucional.

Certificação: Presença de pelo menos 90 % das horas agendadas. Realização de trabalhos práticos sobre indicadores de monitorização para ser desenvolvida pelo participante e supervisionado pelo Programa EMCA.



Protocolos e vias clínicas

Características do curso

Objetivos

  1. Analisar as diferentes etapas da construção e avaliação de um protocolo clínico , atributos e requisitos de um bom protocolo é estabelecido e as semelhanças e diferenças entre os protocolos e os caminhos clínicos , caminhos clínicos , caminhos críticos ou processos de projeto são determinadas.

  2. Entender os conceitos e atividades de planejamento e design de qualidade e sua relação com as outras actividades de programas de gestão (GC).

  3. Conhecendo os diferentes passos essenciais para o desenvolvimento de um CPG.

  4. Fornecer a metodologia para a busca , identificação e adaptação Clinical Practice Guidelines (CPG) .

  5. Facilitar o uso de ferramentas para avaliar a qualidade das diretrizes de prática clínica.

  6. Identificar as características, métodos de construção , avaliação e utilização de percursos clínicos.

Metodologia: Durante o curso de teoria com a análise de estudos de caso vai ser combinado . - Nas sessões teóricas as bases metodológicas será estabelecido com o apoio bibliográfico necessário. - A resolução de casos práticos será realizada em pequenos grupos de trabalho , com os participantes discutindo as dificuldades de metodologia aprendida. - Depois de terminar o curso os alunos deverão apresentar um trabalho prático supervisionado pelo Programa EMCA.

Critérios de Seleção: Os profissionais de saúde . - Relação de tarefas de trabalho com o conteúdo do curso solicitado. - Possibilidades de aplicação e implementação da metodologia e conhecimento adquirido.

Certificação: Presença de pelo menos 90 % das horas agendadas. Fazendo o trabalho do curso prático final ( 6 horas não ) constituídos por questionar em formato PICO.